Notícias  »  Dicas   »   Cachorro pode comer berinjela?

Cachorro pode comer berinjela?

Cachorro pode comer berinjela?

Tornar-se tutor de pet pela primeira vez é uma experiência repleta de surpresas. Por exemplo, não é todo mundo que sabe, mas os cães não gostam somente de carne. Muitos deles também não resistem a algumas frutas e legumes saborosos. Sendo assim, será que cachorro pode comer berinjela?

Sim, cachorro pode comer berinjela! Porém, assim como com qualquer alimento, devemos tomar cuidado com os excessos e com o preparo.

Agora que você já sabe se pode dar berinjela para cachorro, hora de saber quais os benefícios desse legume na dieta do seu pet.

  • Vitamina A: auxilia na visão;
  • Vitamina C: importante antioxidante;
  • Vitaminas do complexo B: desenvolvem papel importante na manutenção das atividades fisiológicas do organismo;
  • Potássio, cálcio, fósforo e magnésio: são responsáveis pelo bom funcionamento cardíaco, bom funcionamento dos ossos e das articulações;
  • Fibras: mantêm o intestino regulado.

A beringela é ainda conhecida por ajudar a controlar o colesterol e conter substâncias anti-oxidantes, capazes de controlar os radicais livres e prevenir doenças, como por exemplo as doenças cardiovasculares. Esse importante alimento pode ser consumido cozido, assado, frito ou refogado, e devido à sua consistência e propriedades nutricionais é frequentemente utilizado por vegetarianos em substituição a carne.

Berinjela

Pode ser servida em pedaços ou em rodelas, de forma assada, cozida ou refogada. Outro ponto é que devemos dar o legume sem tempero.

Todo cachorro pode comer berinjela?

Apesar de cachorro poder comer berinjela, devemos ter cuidados com alguns cães que já possuem histórico de alergias provenientes de alimentos. “Devemos ficar em alerta, pois a berinjela contém substâncias alergênicas, sendo um risco para esse tipo de acometimento”, explica a médica veterinária, que complementa: “caso seu cão apresente vômito ou diarreia após a ingestão da berinjela, procure um médico veterinário com urgência”.

 

Marina ainda ressalta que cachorros que possuem problemas renais ou tenham predisposição a formação de cálculos urinários devem evitar a grande ingestão da berinjela, já que esse legume contém oxalato, que pode colaborar com a  formação de tipos específicos de cálculos urinários.

WhatsApp Podemos ajudar?