Raio X digital

A radiografia digital é extremamente vantajosa por ser uma operação mais rápida, menos invasiva e submeter o animal a menos estresse. Ela é feita por meio de uma máquina que emite os chamados raios x, que atravessam o animal. Um computador processa instantaneamente os dados coletados, analisando as diferenças de intensidade do corpo e criando uma imagem.
O procedimento completo costuma durar no máximo 20 minutos e pode ser usado para identificar tecidos e estruturas ósseas que possuem características muito diferentes.

As regiões onde esse exame é mais usado são:

Músculo esquelético: O raio x digital é capaz de identificar fraturas, auxiliar o monitoramento processo de cicatrização e crescimento ósseo, encontrar deformidades, infecções e doenças neoplásicas ósseas.
Tórax: Nessa região é possível se realizar a análise de patologias cardiovasculares e pulmonares e a identificação de tumores nas traquéia e esofágo.
Coluna vertebral: A identificação de luxações, fraturas, anormalidades ósseas e alterações degenerativas podem ser feitas por meio dos raios x na coluna vertebral.
Abdômen: No abdômen a radiografia pode auxiliar nos exames de ultrassom, identificar corpos estranhos que possam vir a ter sido engolidos pelo animal, diagnosticar doenças ou obstruções gastrointestinais.
Crânio: Os exames mais indicados para a região do crânio são a tomografia e a ressonância magnética. Entretanto, o raio x pode ajudar na avaliação da dentição, articulações temporomandibulares, seios frontais, cavidade nasal, fraturas e neoplasias ósseas.

Agendar consulta

WhatsApp Podemos ajudar?